sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ensino sobre sustentabilidade

Foi publicada uma matéria muito interessante no caderno "Agrícola" do jornal Folha de São Paulo do dia 1º de Abril (ano 52, n. 2786) intitulada "Muda o perfil do ensino de agronomia"; na reportagem, foram entrevistados coordenadores dos cursos de Engenharia Agronômica e Agronomia da Universidades de São Paulo (USP) e da Universiade Estadual de São Paulo (UNESP).

O currículo acadêmico dos cursos mudaram para se adaptar à nova realidade em que vivemos, no que tange a produção e o consumo sustentáveis. O agrônomo Ricardo Victoria Filho, formado na Esalq-USP há 40 anos, lembra-se que falar em sustentabilidade naquela época soava como ser adepto da cultura hippie. Hoje em dia, sabe-se que a produção sustentável - visando não só a quantidade mas também a qualidade -, é o caminho correto para um mundo que já sofreu muito (e ainda sofre) com a produção e o consumo industrial desenfreado e a poluição causado por eles.

Disciplinas como introdução à agricultura sustentável, ecologia e educação ambiental, outrora inexistentes na grade curricular dos cursos, já fazem parte do universo acadêmico dos jovens universitários do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário